O Flamengo causou polêmica ao acertar patrocínio com a Havan, rede de lojas cujo dono, Luciano Hang, é ligado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O assunto dividiu a torcida e um grupo político do clube até divulgou uma nota nas redes sociais se posicionando contra o acordo e criticando a atual diretoria.

No podcast UOL Flamengo #11 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes, o colunista Rodrigo Mattos e o repórter Alexandre Araújo discutem este novo acordo de patrocínio e como isso não significa necessariamente um alinhamento do clube às ideias defendidas por Bolsonaro.

Mattos explica que o patrocínio a um cube de futebol vai além de ser um outdoor. “Hoje, o Flamengo trata seus patrocinadores como parcerias. A Havan acabou criando uma associação forte com o governo Bolsonaro por uma posição do presidente da empresa. A percepção do público é o que conta no marketing. Tem uma parte da torcida que ficou incomodada e não vai comprar camisa. O Flamengo tem essa postura de que não foi uma parceria política, mas sabia que haveria alguma espécie de reação”, afirmou o colunista.

Araújo destaca que, apesar da polêmica, o contrato de patrocínio deve ser levado adiante, “A torcida ficou dividida. Quem defende diz que estamos em um período de pandemia e que o clube precisa de dinheiro. O sentimento é de que não haverá muito problema para ser aprovado no conselho deliberativo. A marca só será estampada na camisa tão logo o conselho faça essa aprovação”, disse.

O caso do Vasco, também patrocinado pela Havan, foi usado por Mattos para mostrar como pode haver uma parceria independentemente da posição política. “Nas redes sociais, o Vasco tem uma postura totalmente oposta ao que a Havan defende. Ao mesmo tempo em qua há uma associação, também não transforma o clube naquilo. Precisamos lembrar também que a Havan patrocina várias competições”, finalizou.

Ouça o podcast UOL Flamengo e confira também a análise sobre como o time chega para a final do Campeonato Carioca contra o Fluminense.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Flamengo, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui