Taça do Campeonato Carioca (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A final do Campeonato Carioca de 2021 tem chance de ser disputada fora do Rio de Janeiro. A Ferj afirmou, em comunicado divulgado nesta segunda-feira, que estuda a possibilidade de mudar a praça inicial do jogo entre Flamengo e Fluminense, marcado inicialmente para o Maracanã. A opção analisada é o estádio Mané Garrincha, em Brasília.

— O departamento de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, com competência para definição do local dos jogos, analisa a possibilidade de mudança da praça da decisão do Campeonato Carioca – diz o comunicado da Ferj.

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Mauro Cézar Pereira. A ideia é vista com bons olhos pelo Flamengo e pela Ferj. Inicialmente, trabalha-se com a possibilidade de ter um público de até 20 mil pessoas no estádio, caso seja confirmada a mudança. No primeiro jogo da decisão, no Maracanã, não houve possibilidade de público, mas os clubes tiveram direito a 150 convidados cada.

Ainda não há uma reunião marcada para tratar do tema, mas a ideia é de que tudo se defina, no máximo, até terça-feira. Caberá ao Departamento de Competições da Ferj a decisão, de acordo com uma interpretação do regulamento do Carioca.

O parágrafo único do artigo 23 do regulamento diz o seguinte:

“No caso de restrição da atividade de futebol, a nível municipal ou estadual, decretada por autoridade governamental, qualquer partida do campeonato, inclusive as Finais, excepcionalmente, poderá ser realizada em estádio localizado em município ou estado que assim o permita, cabendo ao DCO da FERJ a decisão sobre a designação do local que atenda as disposições sanitárias e de estrutura, de modo a não prejudicar o prosseguimento ou conclusão do campeonato.”

No artigo 19, há a indicação que as finais do Carioca devem ser disputadas no Maracanã.

Art. 19 – Cabe ao clube mandante:

I – A prerrogativa de indicar, a seu critério, o estádio no qual deseja realizar qualquer de suas partidas, exceto nas Finais do campeonato;”

“Art. 20 – As partidas deverão preferencialmente ser disputadas nos estádios indicados pelos clubes mandantes, salvo:

VI – As partidas das Finais do campeonato serão realizadas no estádio do Maracanã;”

Procurado oficialmente, o Flamengo não quis se pronunciar sobre o assunto. Questionado, o Fluminense não irá se manifestar. O clube entende que a mudança da realização do jogo para outro estado depende da anuência de ambos os clubes e não tem amparo legal para ser alterada pela federação.

Retirado de: Globo Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui