O Campeonato Brasileiro de 2021 começa amanhã, e junto com ele chegam as previsões de sempre: Quem vai ser o grande campeão? Quais serão os classificados para a Copa Libertadores? E quem corre risco de ser rebaixado para a segunda divisão?

Fizemos todas essas perguntas aos colunistas do UOL Esporte, que se arriscaram nos palpites. Confira:

Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG devem ser os principais candidatos ao título. O Grêmio entra nessa em seguida e pode se beneficiar se não for desfalcado pela Copa América e Olimpíada. Para a briga da Libertadores, entram Inter e o surpreendente Fluminense, que pode perder força com o mercado da bola. O Red Bull também tem chance dependendo de quantas vagas o Brasileirão der. Os que subiram agora sempre enfrentam mais dificuldades para se manter. Acho que a exceção deste ano será o América-MG. Sport sofreu ano passado e pode sofrer agora de novo.
DANILO LAVIERI

Os favoritos ao título são Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo. Acho que o Grêmio ainda está um degrau abaixo, mas a chegada de Douglas Costa pode colocá-lo nesse patamar acima se o reforço render rapidamente. Gaúchos, portanto, estão no grupo da Libertadores, junto com o rival Inter, Fluminense, Bragantino e Ceará — trabalho de Guto Ferreira, apesar dos tropeços recentes em duas finais, é muito bom. Apesar de viverem momentos ruins, acho que Santos e Corinthians brigarão pelo meio da tabela, não contra o rebaixamento. Cuiabá, Chapecoense, Juventude, Sport, América-MG e Fortaleza são candidatos a cair.
MARCEL RIZZO

Os principais candidatos ao título são Flamengo, com o tridente Arrascaeta/Bruno Henrique/Gabigol, o São Paulo muito competitivo de Crespo, o Palmeiras monotemático e de forte elenco – Dudu vem aí – e o Galo de Cuca, com Savarino, Hulk e Keno. Um pouco abaixo, o Grêmio e o Inter. O Grêmio está mais adaptado a Tiago Nunes que o Inter a Ramires. Fluminense fecha a lista. Está forte, física e tecnicamente. Chapecoense e Juventude são candidatos fortes à Série B. Cuiabá também. Todos subiram e podem voltar, ao contrário do América-MG. O Bahia é outro candidato. Dos grandes, Corinthians e Santos vão passar sustos.
MENON

Essa é a pergunta temida porque quando a gente palpita a gente se agarra no palpite na esperança de, no final, “ter acertado”. Uma bobagem, claro, mas é assim que o ego brinca com nossas estruturas todos os dias. Mas vamos lá: Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atletico-MG são meus favoritos ao título. Fluminense e Grêmio apostaria que conseguem vagas na Libertadores. Vou evitar de palpitar sobre rebaixados porque nesse caso qualquer palpite pode ser entendido como sentença pelo torcedor.
MILLY LACOMBE

O título ficará entre Flamengo, Atlético-MG e São Paulo. As quatro vagas diretas para a Libertadores ficarão com os três já citados mais o Palmeiras. Para o rebaixamento é complicado. Não sabemos como as equipes que acabaram de subir vão se comportar. Mas é certo dizer que, dos times considerados grandes, o Corinthians é o que tem mais chance de cair.
MILTON NEVES

Meu ” chutômetro” indica assim as chances de título do Brasileirão: Flamengo, 28%, Palmeiras, 24%, Grêmio, 14%, Atlético-MG,14%, São Paulo, 14%, Outros, 6%. Na briga pela Libertadores, além dos que citei como principais candidatos ao título, coloco Fluminense e Internacional. Ambos têm grande potencial de evolução. Como principais candidatos ao rebaixamento, vejo Chapecoense, Juventude, Cuiabá e Atlético-GO.
PERRONE

Salvo grande surpresa, Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional e Grêmio vão brigar pelo título e pelas seis vagas da Libertadores. Fluminense, Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino podem também brigar por um lugar na principal competição do continente, em 2022, mas não os vejo postulando o título. Brigarão contra o rebaixamento, Atlético Goianiense, Chapecoense, Juventude, Cuiabá e Sport.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Pela ordem, os candidatos ao título são: Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo. Entram como candidato à Libertadores Grêmio, Internacional e Fluminense. Entre os candidatos ao rebaixamento estão Juventude, Cuiabá, Atlético-GO, Chapecoense, Sport e Fortaleza.
RODOLFO RODRIGUES

Os principais candidatos ao título são o Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo com alguma vantagem para o time rubro-negro. Mas uma lista no início do campeonato tende a ficar obsoleta em um campeonato longo e disputado. Um Grêmio, por exemplo, pode se tornar competitivo. Os candidatos ao rebaixamento são, em geral, os times que acabaram de subir, como Cuiabá, juventude e chapecoense. Incluo na lista o Sport. O América-mg me parece mais estruturado e acredito que se mantenha na Série A.
RODRIGO MATTOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui