Apesar de ainda conviver com críticas por parte da torcida, o Flamengo passou pelo mês de maio de forma satisfatória. Sem nenhuma derrota, a equipe garantiu a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores e conquistou o título do Campeonato Carioca. Agora, com junho pela frente, o clube busca repetir o sucesso, mas terá que contornar uma série de desafios.

Em maio, o Flamengo disputou nove partidas, com cinco vitórias e quatro empates. No Estadual, passou fácil pelo Volta Redonda na semifinal e derrotou o Fluminense na decisão para conquistar o segundo título na temporada. Na Libertadores, a equipe conseguiu vencer a LDU na altitude, mas depois empatou as três últimas rodadas. O bom início no torneio, contudo, garantiu a liderança do grupo. De quebra, no último jogo do mês, o Rubro-Negro estreou no Brasileirão com três pontos importantes.

No total, foram 19 gols marcados e nove sofridos pelo time comandado por Rogério Ceni. Principal alvo de críticas da torcida, o sistema defensivo apresentou uma evolução recente e conseguiu passar zerado nos últimos dois compromissos. Relembre os jogos do Flamengo em maio:

01/05 – Volta Redonda 0 x 3 Flamengo (Campeonato Carioca)
04/05 – LDU 2 x 3 Flamengo (Libertadores)
08/05 – Flamengo 4 x 1 Volta Redonda (Campeonato Carioca)
11/05 – Unión La Calera 2 x 2 Flamengo (Libertadores)
15/05 – Fluminense 1 x 1 Flamengo (Campeonato Carioca)
19/05 – Flamengo 2 x 2 LDU (Libertadores)
22/05 – Flamengo 3 x 1 Fluminense (Campeonato Carioca)
27/05 – Flamengo 0 x 0 Vélez Sarsfield (Libertadores)
30/05 – Flamengo 1 x 0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)

Junho cheio de desafios

Apesar do menor número de jogos no calendário (6), o Flamengo tem pela frente um mês desafiador. Com Eliminatórias e Copa América em sequência, Rogério Ceni terá uma série de desfalques e precisará buscar alternativas para manter o nível da equipe sem vários titulares.

No total, são sete atletas cedidos pelo Flamengo para a data Fifa válida até 9 de junho: Isla, Rodrigo Caio, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Gabigol. O prejuízo só será menor porque a CBF adiou as partidas do Rubro-Negro no período. A maioria dos jogadores, no entanto, ficará com as seleções para a Copa América e desfalcará o clube em duelos importantes da Copa do Brasil e do Brasileirão.

Outro problema para Rogério Ceni é a iminente saída de Gerson. Após longa negociação, Flamengo e Olympique de Marselha chegaram a um acordo pelo volante e podem sacramentar a transferência nesta terça-feira. Sem verba para grandes investimentos, o treinador terá que contornar o desfalque permanente do camisa 8 com uma solução caseira ou com reforços do futebol nacional.

Veja o calendário do Flamengo em junho:

10/06 – 21h30 – Coritiba x Flamengo (Copa do Brasil)
13/06 – 20h30 – Flamengo x América-MG (Campeonato Brasileiro)
16/06 – 21h30 – Flamengo x Coritiba (Copa do Brasil)
19/06 – 20h – Flamengo x Red Bull Bragantino (Campeonato Brasileiro)
23/06 – 19h – Flamengo x Fortaleza (Campeonato Brasileiro)
27/06 – 11h – Juventude x Flamengo (Campeonato Brasileiro)

Após vencer o Palmeiras no último domingo, o elenco do Flamengo recebeu dois dias de folga e se reapresentará no Ninho do Urubu na próxima quarta-feira. Rogério Ceni terá o período de oito dias para buscar alternativas aos desfalques e preparar a equipe para sobreviver ao intenso mês de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui