Depois de dez rodadas do Brasileirão, é hora de abordarmos os jogadores que vêm se destacando. Você tem acompanhado aqui, na coluna, ao fim de cada rodada, o Ranking de Desempenho da competição e a Seleção, além de análises dos pontos fortes e fracos de cada uma das 20 equipes, bem como as escalações e esquemas táticos adotados nas partidas. A cada jogo atribuo notas de 0 a 10 aos atletas, e a média dessas notas forma um ranking de cada posição. Os melhores integram a Seleção do Brasileirão 2021.

Goleiros

Fernando Miguel é o líder. Ele tem a mesma média de Cleiton, que também faz um belo Brasileirão, mas leva vantagem por ter sofrido três gols a menos que o arqueiro do Red Bull Bragantino. A melhor atuação do atleta do Atlético Goianiense aconteceu na 1ª rodada, contra o Corinthians, quando pegou um pênalti e recebeu nota 7. Manteve-se regular nos outros jogos. Cleiton também recebeu um 7, mas na 6ª rodada, contra o Palmeiras.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho

Os dez melhores goleiros do Brasileirão até o momento

Imagem: Rodrigo Coutinho

Richard, do Ceará, também tem média 6,00, mas fez só seis jogos na competição, contra nove da dupla que está na sua frente. Jaílson vem na sequência com o seguro campeonato que vem fazendo, substituindo Weverton com desenvoltura. Felipe Alves, do Fortaleza, a revelação João Paulo, da Chapecoense, Cassio, Daniel, Matheus Teixeira e Matheus Cavichioli fecham a lista até o momento.

Laterais direitos

A disputa pela lateral-direita segue ferrenha! Yago Pikachu e Marcinho, que teve uma queda nos últimos jogos, se revezam na liderança desde o início do Brasileirão. Aderlan os observa de muito perto, e Mariano e Nino Paraíba cresceram bastante nas últimas rodadas. Pikachu é um ala muito ofensivo no Leão. Tem total liberdade no 3-5-2 de Vojvoda, faz gols e dá assistências, o que pesa bastante na hora de receber a sua nota. Ganhou 7,5 na estreia contra o Atlético Mineiro, mas já obteve mais uma nota 7 e três 6,5. A pior avaliação foi uma nota 4, na 7ª rodada, contra o Grêmio, jogo em que perdeu um pênalti e um gol inacreditável na sequência.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho

Os dez melhores laterais direitos do Brasileirão até o momento

Imagem: Rodrigo Coutinho

Fágner e Dudu são outros jogadores que vêm crescendo nas últimas rodadas e prometem entrar na briga. Matheuzinho teve uma queda de produção e está entre os dois laterais do Fluminense, o que explica a utilização de Roger Machado de forma regular com Samuel Xavier e Calegari se revezando na titularidade do Tricolor.

Zagueiros

Pouca gente fala dele, mas quem está prestando a atenção de fato no Brasileirão sabe que Nathan Silva vem fazendo uma excelente competição. Tanto que teve o seu retorno de empréstimo solicitado pelo Atlético Mineiro, e já formou como titular diante do Flamengo. Teve ótima atuação, recebeu um 6,5, e anulou Bruno Henrique. Antes, vinha tendo atuações bem seguras pelo Atlético Goianiense. Não surpreenderá se conseguir se firmar no time principal do Galo.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho

Os dez melhores zagueiros do Brasileirão 2021 até a 10ª Rodada

Imagem: Rodrigo Coutinho

Tinga, Thiago Heleno e Éder, ex-companheiro de zaga de Nathan Silva, vêm empatados na sequência. Lateral de origem, Tinga joga como zagueiro pela direita no trio defensivo do Fortaleza. Mostra completa adaptação. Thiago Heleno segue o bom nível das últimas temporadas e Éder basicamente não erra no Dragão. O atleta do Fortaleza está na frente pelo número maior de jogos. Pedro Henrique os observa de perto, e Gabriel Lacerda, do Ceará, aparece como surpresa na lista. Faz um bom início de competição ao substituir o titular Luiz Otávio.

Laterais esquerdos

Essa é a posição com a média geral mais baixa até aqui da competição. Em resumo, os principais nomes da posição jogando no país estão devendo. Filipe Luís e Guilherme Arana, os preferidos da maioria, até aparecem no ranking, mas ainda bem abaixo do que podem. Fabio Santos, pela sua regularidade, puxa a fila no setor. Recebeu 6,5 na 2ª rodada, contra o América, quando fez o gol da vitória, e manteve um desempenho linear.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho

Os dez melhores laterais esquerdos do Brasileirão até o momento

Imagem: Rodrigo Coutinho

Você pode estranhar a presença de Lucas Crispim na segunda posição, mas o meia de origem atua como ala-esquerdo no 3-5-2 do Fortaleza. Defende pelo setor e parte dali quando o time tem a bola, então, entra na disputa com os atletas desta posição. Faz um bom campeonato e segue Fabio Santos de perto. Welington e Abner são outros de bom desempenho e postulantes à liderança. Irregular, Egídio vem surpreendendo ao fazer um Brasileirão mais seguro desta vez.

Volantes

Mesmo com a má fase do Internacional, Edenilson prova novamente que é um dos melhores jogadores em atividade no país e lidera o ranking de seu setor. Somente na 4ª rodada fez um jogo mais discreto, contra o Atlético Mineiro, e também não foi tão bem na goleada para o Fortaleza. Nos outros sete jogos, porém, teve destaque, com menção principal à nota 7 recebida na derrota para o Palmeiras, na 8ª rodada.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho

Os dez melhores volantes do Brasileirão até a 10ª Rodada

Imagem: Rodrigo Coutinho

Juninho Valoura é a grande surpresa. Está na Seleção da competição e vem logo atrás de Edenilson. Fez um jogo excelente, nota 8, contra o Bahia, e duas atuações muito boas, dois 6,5, contra Juventude e Internacional. Nos outros jogos não comprometeu. Lucas Evangelista já liderou e é um forte candidato. Éderson, Raul, Marlon Freitas e Willian Maranhão confirmam a boa fase na sequência.

Meias

Gustavo Scarpa e Nacho Fernandez têm sobrado na turma de meio-campistas ofensivos neste Brasileirão. Ambos têm, inclusive, a mesma média, mas Scarpa leva vantagem sobre Nacho por ter mais jogos. O palmeirense teve um 7,5 como melhor nota, na 7ª rodada, contra o Bahia, mas levou ainda uma nota 7 e outros quatro 6,5. Regularidade em alto nível. O atleticano ganhou 8 na goleada sobre o Atlético Goianiense, na 8ª rodada.

mei - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho

Os dez melhores meias do Brasileirão 2021 até a 10ª rodada

Imagem: Rodrigo Coutinho

Chama a atenção os três meias do Furacão na lista. Nikão, Terans e Jadson, mesmo tendo minutos jogados diferentes entre si, mostraram muita eficiência quando acionados. O que explica a produtividade ofensiva do Athletico. João Paulo vinha muito bem, chegou a liderar, mas teve uma lesão. Raphael Veiga e Claudinho são fortes candidatos também. Jean Mota e Jorginho mostram o belo campeonato que fazem.

Atacantes

Artur é o líder entre os homens mais avançados e tem a melhor média de notas de todo o Brasileirão até aqui. Jogou todas pelo Red Bull Bragantino e levou nada menos que quatro notas 7. A melhor atuação, porém, ocorreu na 2ª rodada da competição, no empate em 3 x 3 com o Bahia. Vem mostrando mais poder de decisão e só teve dois jogos mais discretos em dez disputados. Mostra que pode ser protagonista em 2021.

at - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho

Os dez melhores atacantes do Brasileirão até o momento

Imagem: Rodrigo Coutinho

Hulk, que vem muito bem na competição, está logo atrás. Sua maior nota também foi um 7,5, na 8ª rodada, contra o Atlético Goianiense. Principal fonte de agressividade e criação de jogadas do Corinthians, Gustavo Silva, o Mosquito, aparece em 3º. Bastante regular, quase sempre joga bem e é o melhor do time. O artilheiro Gilberto tem picos de atuação, mas outros jogos discretos. Precisa ser mais regular para subir no ranking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui